Acompanhe aqui os fatos mais relevantes sobre a área de recursos humanos em saúde.

Intercâmbio de Experiências dos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde do Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai
Data: 28/8/2018

Nos dias 8 e 9 de agosto de 2018, na cidade de Montevidéu, Uruguai, foi realizado o "Encontro de Intercâmbio de Experiências dos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde do Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai", organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), com o apoio do Ministério da Saúde Pública da República Oriental do Uruguai.

O evento teve como objetivo geral promover o intercâmbio de experiências sobre os Observatórios de Recursos Humanos para a Saúde da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, no âmbito da Estratégia de Recursos Humanos para a Saúde e o seu Plano de Ação, e propor linhas de ação conjunta.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Dr. Giovanni Escalante, Representante da OPAS no Uruguai, mencionando, entre outras coisas, que os Observatórios não devem ser isolados da agenda política, mas devem manter um processo de interação com todos os interessados, construir relacionamentos de confiança, especialmente para a geração ou obtenção de dados, que servem para a tomada de decisão.

Participaram do evento os Diretores de Recursos Humanos para a Saúde, Coordenadores dos Observatórios e pontos focais das Unidades de Recursos Humanos / Sistemas e Serviços da Saúde da OPAS/OMS, bem como assessores e consultores da OPAS/OMS.

Os representantes dos países apresentaram as trajetórias dos diferentes Observatórios, suas diferentes estruturas e os desafios que enfrentam no marco da discussão das políticas de recursos humanos e seu monitoramento. Destacaram a validade dos problemas e a importância de acompanhar os tomadores de decisão do Observatório com informações, qualidade e informações oportunas e acessíveis e propostas de ação.

Destacaram também a importância do espaço de reuniões para compartilhar experiências e boas práticas, identificando os desafios comuns e sua abordagem e o potencial que a cooperação técnica da OPAS concedeu aos Observatórios. Da mesma forma, o valor da web como face visível do Observatório foi discutido e, nesse sentido, sugeriram implementar critério editorial e comunicacional moderno, bem como iniciativas de formação que ajudem a fortalecer os Observatórios e gestores de recursos humanos de forma integral.

Veja as apresentações e mais informações sobre o evento: https://bit.ly/2wn8Q21

Fonte e crédito da foto: Observatório de Recursos Humanos de Saúde do Mercosul



Às 13h, no Canal Saúde: O Em Pauta na Saúde vai destacar a Conferência de Astana, no Cazaquistão, que celebrou os… https://t.co/EWnKCgC5kC
A Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (FCM) recebe, até o dia 30 de novembro, inscrições para nove cursos de espe… https://t.co/vwWknQ6dKQ
Estudante de Iniciação Científica do PIEVF/Instituto de Medicina Social recebe Menção Honrosa na 27ª SEMIC, da… https://t.co/KdcSeSM0N3
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013