Acompanhe aqui os fatos mais relevantes sobre a área de recursos humanos em saúde.

Núcleo de Estudos de Políticas Públicas lança número especial de Caderno de Pesquisa em homenagem à pesquisadora Ana Fonseca
Data: 18/6/2018

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) lançou edição especial do Caderno de Pesquisa NEPP em homenagem à Ana Maria Medeiros da Fonseca, pesquisadora da NEPP, militante política e gestora pública.

Intitulado "Política social e transferência de renda", a publicação traz "três textos selecionados que recuperam questões e reflexões centrais presentes na sua produção acadêmica", como esclarece a organizadora Lilia Montali.

O primeiro artigo mostra, no contexto latino americano, o surgimento dos programas de transferência de renda com condicionalidades na segunda metade dos anos 90, como uma nova estratégia de combate à pobreza, assumindo características distintas nos diversos países. O artigo traz reflexões sobre as decisões estratégicas e os dilemas enfrentados na implementação do principal programa brasileiro de transferência de renda, o Programa Bolsa Família. O segundo artigo aborda a proteção social na América Latina e Caribe, evidenciando movimentos de avanços e recuos ao longo do tempo na atuação do Estado na área social, apontando as contradições e limites. Nesse contexto, analisa o desenvolvimento institucional dos sistemas de saúde. O terceiro artigo trata das políticas de desenvolvimento social adotadas após 2003, nos governos de Luíz Inácio Lula da Silva e de Dilma Roussef, contextualizando as conjunturas econômica e política e o avanço das políticas sociais.

Acesse aqui a edição especial: https://bit.ly/2tjSTY1

 



Termina amanhã, dia 19 de julho, a 2ª fase de candidaturas aos Mestrados do IHMT. Saiba mais: https://t.co/Ii1Y3bRHSS
➤Inscrições abertas para 2º Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação na Saúde O propósito geral do encontr… https://t.co/w0tV3Wuwk8
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013