Acompanhe aqui os fatos mais relevantes sobre a área de recursos humanos em saúde.

Divulgado o Relatório Mundial de Estatísticas da Saúde 2018
Data: 29/5/2018

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, neste mês, o "Relatório Mundial de Estatísticas da Saúde 2018: monitorando a saúde para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS".

O Relatório Mundial de Estatísticas da Saúde é o retrato anual da OMS sobre o estado da saúde mundial. Esta edição de 2018 contém os dados mais recentes disponíveis para os 36 indicadores dos ODS relacionados à saúde.

Também vincula-se às três prioridades estratégicas alinhadas pelos ODS do 13º Programa Geral de Trabalho da OMS: alcançar a cobertura universal de saúde, abordar emergências de saúde e promover populações mais saudáveis.

Os dados mais recentes mostram que:

- Hoje, menos da metade das pessoas no mundo recebem todos os serviços de saúde essenciais de que precisam.

- Em 2010, quase 100 milhões de pessoas foram levadas à pobreza extrema porque tiveram que pagar pelos serviços de saúde de seus próprios bolsos.

- 13 milhões de pessoas morrem todos os anos antes dos 70 anos por motivo de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes e câncer - a maioria em países de baixa e média renda.

- Em todos os dias do ano 2016, 15.000 crianças morreram antes de completar o quinto aniversário.

- 303.000 mulheres morreram devido a complicações da gravidez ou do parto em 2015. Quase todas essas mortes ocorreram em países de baixa e média renda (99%).

Reduzir a mortalidade materna depende crucialmente de garantir que as mulheres tenham acesso aos cuidados de qualidade antes, durante e após o parto.

O documento completo pode ser accessado aqui: bit.ly/2wVbT42

Outras informações de documento de apoio: bit.ly/2IssGAP



Chamada de Avaliadores para o 5º Congresso Latino-Americano e do Caribe de Saúde Global A Escola Nacional de Saúde… https://t.co/n5PDY0IZYk
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013