Acompanhe aqui os fatos mais relevantes sobre a área de recursos humanos em saúde.

Site da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas é lançado no Cuba Salud - 2018
Data: 17/5/2018

No último dia da Convenção Cuba Salud, durante o painel: educação interprofissional em saúde no contexto da Estratégia Regional de Recursos Humanos para a Saúde, ocorreu o lançamento do site da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas - REIP.

A atividade, coordenada por Jose Rodrigues Freire Filho, Consultor Internacional e facilitada por José Francisco Garcia Gutierrez, assessor do departamento de Recursos Humanos da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS / OMS), contou com a participação de. Cláudia Brandão, Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da saúde do Brasil e Marcos del Risco, diretor do Departamento de Recursos Humanos do Ministério da Saúde Pública de Cuba.

Brandão, que é membro da secretaria executiva da recém criada REIP, em sua apresentação sobre os avanços da educação interprofissional (EIP) no contexto brasileiro e as iniciativas para apoiar o desenvolvimento do tema na América Latina e no Caribe , lançou o site da REIP, informando que com a criação da ferramenta será possível fortalecer o intercâmbio de experiências sobre o tema da EIP que os países estão realizando, e que o site é um avanço da REIP para apoiar os países, para que de fato a EIP se torne uma proposta concreta nas políticas de recursos humanos em saúde das Américas.

"A EIP é uma abordagem recente para nós. No entanto conhecemos o seu potencial para transformar a educação dos profissionais de saúde, sendo uma abordagem efetiva para mitigar a crise da força de trabalho da saúde e melhorar o acesso e a cobertura universal à saúde. Portanto, devemos investir na EIP, especialmente para disseminar seu conceito e compartilhar experiências que tenham a capacidade de ampliação em escala", disse Dra. Brandão, que durante o evento representou a Argentina e o Chile, que também são membros da secretaria executiva da REIP.

A atividade contou com a presença de James Fitzgerald, atual diretor do Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS, e da Dra. Ariadna Corral, da Escola Nacional de Saúde Pública de Havana.

Sobre a Rede


A Rede Regional de Educação Interprofissional (REIP) é uma estratégia de articulação e cooperação técnica entre instituições de ensino, organizações profissionais e Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com o objetivo de promover a educação interprofissional e a prática colaborativa na atenção à saúde na Região das Américas. Ela visa articular e trocar experiências, conhecimento e produção de evidências científicas sobre o tema da educação interprofissional para que apoiem as políticas e contribuam para a Saúde Universal. Sua missão é cooperar com os países da Região das Américas para desenvolverem e avançarem sobre o tema da educação interprofissional e da prática colaborativa em saúde.

A secretaria executiva da REIP, liderada pelos representantes de Argentina, Brasil e Chile, para o período de 2018 a 2019, convoca todos os países da Região das Américas para se tornarem membros da Rede. O objetivo é que, nesse período, os 18 países da região das Américas que submeteram seus planos de ação da EIP se tornem membros da REIP.

A EIP ocorre quando trabalhadores ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem entre si, com e sobre as outras, para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados e serviços, ou seja, ela ocorre quando estudantes ou profissionais de duas ou mais profissões se conhecem uns aos outros para permitir uma colaboração eficaz e melhorar os resultados de saúde. A EIP é uma abordagem necessária para preparar o pessoal de saúde para a prática colaborativa.

Fontes: REIPRETS



CRICS10: inscrições, prazos e informações importantes! Submissão de resumos – até 30/09 Avaliação de resumos – até… https://t.co/aunIrN2nvG
Seminário Educação Interprofissional e Prática Colaborativa na Saúde acontece dia 02/10/18, no IMS/UERJ Parte das… https://t.co/O7IhKb6dgP
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013