Acompanhe aqui os fatos mais relevantes sobre a área de recursos humanos em saúde.

II Curso Internacional Estado, Economia e Trabalho em Saúde será realizado em março, em Recife
Data: 26/2/2018

De 05 a 09 de março, será realizado, em Recife, no Instituto Aggeu Magalhães/FIOCRUZ/PE, o II Curso Internacional Estado, Economia e Trabalho em Saúde.

A proposta do curso é debater o trabalho no mundo contemporâneo, partindo de uma perspectiva tripolar, ou seja, considerando o processo de análise das dimensões do mercado, do Estado e da atividade no processo de trabalho em saúde.


Com o curso, espera-se fomentar iniciativas de estudos multicêntricos entre as instituições envolvidas. Serão abordados os seguintes temas: o processo de reestruturação produtiva no capitalismo contemporâneo, seu impacto na recomposição do trabalho e do emprego na área de saúde; a desregulamentação dos direitos trabalhistas e a organização dos trabalhadores da saúde; as políticas de incorporação da força de trabalho no governo central brasileiro (1995-2010); a dimensão gestionária do trabalho em saúde; a relação entre trabalho, qualificação e reconhecimento, problematizando como se dá a construção da subjetividade dos trabalhadores da saúde.

Coordenado pela analista de Gestão em Saúde da Fiocruz/Pernambuco Katia Medeiros, o curso contará com a participação da Professora da Universidade do Minho, Portugal, Ana Paula Marques.

A Professora e pesquisadora do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) e do ObservaRH-IMS/UERJ, Tania França, também participará do curso, ministrando aulas e participando dos debates e seminários com alunos e pesquisadores.

O II Curso Internacional Estado, Economia e Trabalho em Saúde envolve os grupos de pesquisa “Redes Integradas em Saúde: Avaliação do Acesso e Gestão do Trabalho e da Educação” e “Governança de Sistemas e Serviços de Saúde”, ambos do Instituto de Aggeu Magalhães, além dos parceiros externos Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ); Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV); Observatório de Análise de Políticas de Saúde (ISC/UFBA); Grupo de pesquisa de Economia Política da Saúde (DMS/UFPE) e Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ).



Acompanhe a Transmissão Online do X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde, que acontece agora no auditór… https://t.co/nr7mYJLWAC
➤Amanhã, dia 06/12: O Centro Brasil de Saúde Global convida para a sessão intitulada: Desafios e agenda da força d… https://t.co/7Wx6YzWD9Y
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013