Acompanhe aqui os fatos mais relevantes sobre a área de recursos humanos em saúde.

Mestrado Profissional em Administração em Saúde: turma de Gestão de Sistemas conclui atividades no primeiro semestre de 2018
Data: 20/2/2018

O Curso de Mestrado Profissional em Administração em Saúde foi criado por professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em 2000, sendo o primeiro mestrado profissional brasileiro na área de saúde coletiva. As turmas são abertas em função de demandas de instituições públicas e privadas do sistema de saúde.

A partir de um núcleo de professores permanentes do IMS/UERJ, o corpo docente sofre alterações para melhor atender às demandas específicas, o perfil dos alunos e o foco temático e epistemológico/metodológico da turma.

A partir da experiência do Curso de Especialização em Administração Hospitalar (lato sensu) e uma demanda do Ministério da Saúde, em 2000 foi realizada a primeira turma de mestrado profissional com aproximadamente 20 mestres defendendo suas dissertações. Desde então, já foram abertas 6 turmas nas diferentes áreas da saúde coletiva, como Gestão e gerência de sistemas e serviços de saúde; Avaliação e gestão de sistemas e de tecnologias em saúde e Vigilância em saúde.

Em 28/10/2015, iniciou-se mais uma turma na área de Gestão de Sistemas de Saúde, para o Ministério da Saúde e Escola Superior de Ciências da Saúde (DF), com ênfase no tema Ensino na Saúde, sob a coordenação dos Professores Mario Dal Poz (coordenador) e Adriana Cavalcanti de Aguiar (coordenadora-adjunta). Tal turma é o desdobramento do Curso de Especialização em Ensino na Saúde, ministrado pelo IMS durante 2014/2015, e pretende contribuir para o fortalecimento da gestão e ensino na saúde, de modo a que respondam às necessidades ou desenvolvimento do Sistema Único de Saúde no contexto da consolidação da integração ensino-serviços, do fomento à formação interprofissional, da integralidade do cuidado à saúde e do trabalho nas redes de atenção à saúde mediante a formação de docentes, preceptores e gestores da Educação na Saúde.

Este curso visa contribuir para formar massa crítica de docentes e preceptores, para atender aos desafios do incremento da produção de pesquisas científicas e tecnologias mediante a formação em nível de mestrado na área do ensino das profissões da saúde, contribuindo para desenvolver redes na área da educação na saúde, estratégica para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram ofertadas 25 vagas, tendo sido selecionados e matriculados 18 alunos, dos quais 12 já defenderam dissertação e três estão com a defesa marcada, resultando em 83,3 % de concluintes.

/



Acompanhe a Transmissão Online do X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde, que acontece agora no auditór… https://t.co/nr7mYJLWAC
➤Amanhã, dia 06/12: O Centro Brasil de Saúde Global convida para a sessão intitulada: Desafios e agenda da força d… https://t.co/7Wx6YzWD9Y
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013