Acompanhe aqui os fatos mais relevantes sobre a área de recursos humanos em saúde.

IV Encontro de Educação Permanente da SES/RJ - saiba como foi!
Data: 12/12/2017

Foi realizado, no dia 08/12/17, o IV Encontro de Educação Permanente da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

O Encontro é promovido anualmente pela Superintendência de Educação em Saúde da SES-RJ, voltado para os profissionais da área de educação em saúde e educação permanente em saúde e aos interessados no tema.

Com um total de 139 participantes, o evento contou com a presença de representantes do Cosems-RJ, dos Conselhos municipais de saúde, das Instituições de Ensino Superior, das Escolas Técnicas, dos CIES-RJ e CIES Regionais, das áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde e dos Municípios, da Educação em Saúde dos Municípios e do Ministério da Saúde.

Mesas

Estiveram presentes na abertura: Luiz Antônio de Souza Teixeira Junior, Secretário de Estado de Saúde; Maria Aparecida Timo – representante da Coordenação geral de ações estratégicas em educação na Saúde /SGTES/MS, envolvida com a politica de Educação Permanente; Maria da Conceição de Souza Rocha, Presidente do COSEMS; João Paulo Lourenço, Diretor Geral da Escola de Contas e Gestão do TCE e Carina Pacheco Teixeira, Coordenadora da CIES RJ, Superintendente de Educação em Saúde.

Todos os integrantes da mesa destacaram a importância do encontro, mesmo em um momento de grandes dificuldades que o estado atravessa, para refletir sobre as ações de educação em saúde e da qualificação profissional. Foi mencionada a parceria da SES-RJ e a Escola de Contas e Gestão do TCE, com destaque para o apoio e presença do Secretário de Saúde do Estado.

Na mesa redonda com o tema “Novos Desafios do SUS”, Monica Almeida – Assessora de Planejamento/SES-RJ, destacou a importância do SUS como uma conquista do Brasil, ainda como um sistema com muitos desafios postos.

Maria da Conceição de Souza Rocha, Secretária municipal de Saúde de Piraí e Presidente do COSEMS, destacou os desafios do financiamento do SUS e reafirmou sua importância. Por sua vez, a Profa. Monica de Castro Maia Senna, da Escola de Serviço Social e do Programa de Pós graduação e Política Social da UFF e Doutora em Saúde Pública, destacou a necessidade do fortalecimento na formação dos profissionais e da articulação com as instituições de ensino.

Na mesa redonda “Perspectivas e novas diretrizes da Educação em Saúde”, Maria Aparecida Timo fez um breve histórico da implantação e implementação da política e seus principais conceitos e desafios.

Fabiano Ribeiro dos Santos, Secretário Municipal de Saúde de Paraíba do Sul, relatou sua experiência com processos de Educação Permanente (EP) em diferentes municípios onde atuou e atua como gestor, destacando a EP como uma importante ferramenta de gestão e de melhoria nos processos de trabalho.

Foram relatadas diversas parcerias de áreas técnicas da SES com a Superintendência de educação e saúde, como: Planejamento, Ouvidoria, Atenção Básica, Vigilância (municipal), Assessoria Técnica de Participação social e equidade, no intuito da operacionalização das ações de educação e da política e de como a educação permanente ocorre na prática da SES e junto aos municípios.

Francisco Barbosa Neto, do FNEPAS - Fórum Nacional de Educação das profissões da área da saúde/UERJ, e Gilson Luís de Andrade, do CIES Metro II, foram mediadores das mesas.

 

/   /

/  /

/  /

/



Seminário Internacional "O futuro dos sistemas universais de saúde": 24 e 25 de abril de 2018 https://t.co/IXJM8jTQrF
Publicações da OPAS reúnem resultados de estudos sobre o impacto do Programa Mais Médicos A Organização Pan-Ameri… https://t.co/R3vkRu6YzR
Encerramento do Seminário Atenção Primária à Saúde - estratégia chave para a sustentabilidade do SUS O papel da A… https://t.co/K8rfVqLeBJ
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013