Acompanhe aqui os fatos mais relevantes sobre a área de recursos humanos em saúde.

Livro Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão recebe Prêmio ABEU 2017
Data: 21/11/2017

O livro "Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão" foi o vencedor na categoria "Ciências da Vida" do Prêmio 2017 da ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Organizada por Paulo Gadelha, José Carvalho de Noronha, Sulamis Dain e Telma Ruth Pereira e lançada pela Editora Fiocruz, a obra apresenta cenários futuros para o país e o sistema de saúde, considerando as tendências para a dinâmica demográfica, a distribuição espacial da população e o acesso aos serviços de saúde; a gestão pública no século 21; os cenários macroeconômicos no longo prazo; as alternativas para o financiamento da Saúde pela União nas próximas décadas; e as mudanças recentes no setor privado de saúde no Brasil, especialmente a internacionalização e a financeirização.

O livro integra um conjunto de publicações resultantes da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, rede multidisciplinar de pesquisa coordenada pela Fiocruz com apoio do Ministério da Saúde.

A próxima publicação será o livro “Brasil Saúde Amanhã: dimensões para o planejamento da atenção à saúde”, que será lançado no dia 13 de dezembro. A obra é organizada por José Carvalho de Noronha, Luciana Dias de Lima, Adolfo Horácio Chorny e Mario Roberto Dal Poz  (Professor e pesquisador do ObservaRH-IMS/UERJ).

 A coordenadora do ObservaRH-IMS/UERJ, Professora Celia Regina Pierantoni, os coordenadores da Estação NESCON/UFMG Sábado Nicolau Girardi e Cristiana Leite Carvalho, e o pesquisador Lucas Wan Der Maas são autores de um dos capítulos do livro - “Estrutura atual e estimativas futuras da força de trabalho em Medicina, Enfermagem e Odontologia no Brasil – 2000 a 2030”. Por sua  vez, o capítulo "
Projeção das Capacidades de Formação de Profissionais de Saúde" é de autoria do Professor e pesquisador do ObservaRH-IMS/UERJ Mario Roberto Dal Poz, junto com as pesquisadoras Thereza Christina Varella e Maria Ruth dos Santos.

Fontes:

http://www.abeu.org.br

https://saudeamanha.fiocruz.br



Site da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas (https://t.co/5fhY3oYPQ9 ) é lançado no Cuba Salud… https://t.co/pzOWqwrepR
O Instituto de Medicina Social promoveu, no dia 15 de maio, o debate “SUS 208: ameaças e desafios”. Confira o que o… https://t.co/D0odcF8WP3
Hoje, às 14h! O Instituto de Medicina Social (IMS) promove, no dia 15 de maio, às 14h, no Auditório do IMS, o deba… https://t.co/1m7jhGW8q4
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013