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Análise da Política de Educação Permanente do SUS (PEPS) implementada pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES)
Coordenação: Tania Cristina França da Silva
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Descrição: A implementação das políticas públicas de recursos humanos em saúde (RHS), na perspectiva de um sistema político democrático no Brasil contemporâneo, vem colocando em pauta a necessidade de entender o binômio trabalho e educação, sob um novo prisma. Em geral, as interpretações sobre essa dinâmica, no que se refere à política de educação permanente dos trabalhadores da saúde, têm focado a educação como eixo transformador e como estratégia mobilizadora de recursos e poderes. A proposta contida na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) assume a regionalização da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) como base para o desenvolvimento de iniciativas qualificadas para o enfrentamento das carências e necessidades do sistema. Este estudo busca avaliar a capilaridade das políticas setoriais de gestão da educação na saúde em secretarias estaduais de saúde. Constitui-se de estudo avaliativo, que conjugará métodos quantitativos e qualitativos, tendo como informantes-chaves gestores/responsáveis pelo desenvolvimento das ações de Educação Permanente nas Secretarias Estaduais de Saúde. Seus resultados serão submetidos à análise de conteúdo e estatística descritiva. Destaca-se que o projeto de caráter multicêntrico será realizado por um conjunto de instituições, que já têm desenvolvido parcerias de trabalho, apresentam reconhecida competência na temática da educação permanente e produção científica nesse campo. Espera-se que o estudo possibilite um maior conhecimento sobre a PNEPS e seus desdobramentos nas secretarias estaduais de saúde. Serão apontados limites, acúmulos e possibilidades que se apresentam no campo da gestão da educação com foco nas políticas de Educação Permanente para os trabalhadores do SUS nas secretarias estaduais de saúde..


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