O ObservaRH realiza pesquisas em todas as áreas da saúde. Para consultar, selecione uma das categorias abaixo:

Metodologia e componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação e gestão de recursos humanos em saúde
Coordenação: Celia Regina Pierantoni
Download
Compartilhe

Introdução: A reforma do Estado brasileiro introduziu novos conceitos de gestão para produção de serviços profissionais mais eficientes e orientados para o cidadão. Nas últimas décadas transformações geradas por inovações tecnológicas e globalização do mercado têm influenciado diretamente os modelos e práticas gerenciais de governos e instituições. 

Objetivo: Tornar acessível os achados, as análises e opções conceituais, que apoiaram o desenvolvimento de tecnologia para avaliação de desempenho (AD) dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Metodologia: Levantou-se questões destinadas a existência, característica e abrangência de metodologias de AD em instituições de saúde e referenciais teóricos de desenvolvimento e adoção de mecanismos de avaliação de desempenho de trabalhadores da saúde a partir dos anos 90.
 
Resultados: Nos serviços de saúde a adoção de práticas de AD, quando existentes, mostra-se comprometida em suas dimensões tecnológicas, temporais e de aplicabilidade. São burocráticas, nem sempre preservam as especificidades do setor saúde, adotam metodologias ultrapassadas e não informatizadas, e seus resultados não guardam relação com o desenvolvimento do trabalho e do trabalhador. O mapeamento da produção teórica apoiou a proposta metodológica de construção do software para a AD de recursos humanos do SUS.
 
Conclusões: O Sistema de Informação e Gestão de Avaliação de Desempenho (SIGAD) foi desenvolvido com base em fundamentos teóricos que sustentam princípios administrativos, especificidades do setor saúde, processos de trabalho e pactuação de metas e indicadores voltados para o desempenho do trabalhador e do serviço. O SIGAD considera aspectos do processo de avaliação aliado à gestão, ao trabalho e ao trabalhador.

Download
Compartilhe



Às 13h, no Canal Saúde: O Em Pauta na Saúde vai destacar a Conferência de Astana, no Cazaquistão, que celebrou os… https://t.co/EWnKCgC5kC
A Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (FCM) recebe, até o dia 30 de novembro, inscrições para nove cursos de espe… https://t.co/vwWknQ6dKQ
Estudante de Iniciação Científica do PIEVF/Instituto de Medicina Social recebe Menção Honrosa na 27ª SEMIC, da… https://t.co/KdcSeSM0N3
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013