O ObservaRH realiza pesquisas em todas as áreas da saúde. Para consultar, selecione uma das categorias abaixo:

Duzentos anos de ensino médico no Brasil

Download
Compartilhe

Autor: Amaral, Jorge Luiz do

Orientador: Celia Regina Pierantoni 
 
Resumo:
Esta tese analisa o ensino médico brasileiro, nos 200 anos de existência, identificando os marcos e o contexto político, econômico, social e mundial. A metodologia escolhida foi a grounded teory (teoria fundamentada). A análise dos dados foi feita sob a luz do referencial teórico. Do levantamento quantitativo e qualitativo das escolas médicas brasileiras destacam-se distintos momentos de expansão das escolas médicas no Brasil. Registram-se, também, a evolução da criação das escolas médicas, a distribuição regional e os processos de avaliação governamental (Provão/SINAES) e da sociedade (CINAEM). Discute o papel indutor dos mecanismos de incentivos conduzidos pelo Estado, na interface da saúde e da educação. Foi detalhada a distribuição atual das 167 escolas médicas, que ofertaram 16.228 vagas no processo vestibular de 2007. No Brasil existiram diversos processos de expansão de EM com características distintas.

Download
Compartilhe



Prof. Mario Dal Poz entrevistado pelo Jornal do Cremerj sobre estudo da migração interna de médicos formados no Bra… https://t.co/3wda5RPXKV
Dia 29/06, na próxima semana, acontece o Seminário Preparatório para o Abrascão 2018 "Direito ao Desenvolvimento, à… https://t.co/asd0O5SbgQ
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e instituiçõ… https://t.co/DDPZUNPwGq
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013