O ObservaRH realiza pesquisas em todas as áreas da saúde. Para consultar, selecione uma das categorias abaixo:

Duzentos anos de ensino médico no Brasil

Download
Compartilhe

Autor: Amaral, Jorge Luiz do

Orientador: Celia Regina Pierantoni 
 
Resumo:
Esta tese analisa o ensino médico brasileiro, nos 200 anos de existência, identificando os marcos e o contexto político, econômico, social e mundial. A metodologia escolhida foi a grounded teory (teoria fundamentada). A análise dos dados foi feita sob a luz do referencial teórico. Do levantamento quantitativo e qualitativo das escolas médicas brasileiras destacam-se distintos momentos de expansão das escolas médicas no Brasil. Registram-se, também, a evolução da criação das escolas médicas, a distribuição regional e os processos de avaliação governamental (Provão/SINAES) e da sociedade (CINAEM). Discute o papel indutor dos mecanismos de incentivos conduzidos pelo Estado, na interface da saúde e da educação. Foi detalhada a distribuição atual das 167 escolas médicas, que ofertaram 16.228 vagas no processo vestibular de 2007. No Brasil existiram diversos processos de expansão de EM com características distintas.

Download
Compartilhe



Chamada de trabalhos ➤ 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2018) Saiba mais:... https://t.co/728DidnVdW
ABRASCÃO 2018 Faltam 10 meses para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontecerá de 24 a 29 de... https://t.co/RUp91POSFo
Últimos dias para se inscrever nos processos seletivos da ENSP/Fiocruz. São 3 programas - Saúde Pública, Saúde... https://t.co/zusLHFGHSA
Todos os direitos reservados © ObservaRH-IMS/UERJ - 2013